Filmes na aula de História
Para
deixar as aulas de História ainda mais atraente para os nossos alunos, podemos
utilizar uma importante ferramenta metodológica
o FILME. O uso desse recurso nas aulas, não só de História, mas de
qualquer outra disciplina, proporciona a elaboração de atividades que possam
incentivar os discentes a compreenderem melhor o conteúdo. Deixando aquela aula
expositiva mais chamativa, interativa, onde o professor poderá instigar o seu
aluno a se inseri na construção do conhecimento. Mas atenção! O professor, ao
propor o uso do filme ou documentário, deverá desenvolver uma minuciosa
preparação de sua aula, para que os alunos não vejam essa atividade somente
como um momento de diversão.
Veja
a seguir algumas dicas:
- Escolha um filme que se encaixa dentro do que está sendo discutido em sala de aula;
- Assista ao filme mais de uma vez e veja se é preciso passá-lo na íntegra ou apenas partes selecionadas;
- Observe se existem cenas desapropriadas para a faixa etária dos aluno, analisando a narrativa do filme para ver se a linguagem e o roteiro são adequados;
- É necessário fazer uma breve introdução do que será retratado no filme;
- Deixe claro que o filme na escola é um recurso didático e uma forma de conhecimento, e não mero entretenimento ou uma maneira de "matar a aula";
- Prepare um roteiro de perguntas e alerte os alunos para perceberem os conflitos, o tema e personagens;
- Um círculo de debate para compreender o que foi retratado de mais pertinente no filme servirá de baliza para avaliação;
- Solicitar que os alunos façam perguntas uns para os outros para estimular a socialização do conteúdo apresentado. Isso possibilitará aos alunos que eles sejam protagonistas na produção do conhecimento, dando a eles responsabilidade perante o conteúdo.
Fiquem de olho nas próximas postagens,
pois vamos trazer dicas de filmes para os principais conteúdos das aulas
História.
Nenhum comentário:
Postar um comentário